Introdução: Os projetos de monitoria acadêmica representam uma ferramenta pedagógica de importante em todo o ensino superior, em especial nos cursos da área da saúde, pois promove o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem, estimula o protagonismo discente e oferecer uma vivência preliminar do exercício docente. O trabalho do monitor universitário contribui não somente para a consolidação de conhecimentos adquiridos durante a graduação, como também contribui para o desenvolvimento de competências profissionais essenciais, como liderança, empatia, didática e comunicação (Almeida, 2019).Com a presença do curso de Nutrição, a disciplina de Nutrição Geriátrica atua de maneira estratégica na formação dos futuros nutricionistas, tendo em vista o crescente envelhecimento populacional e a necessidade de cuidados nutricionais específicos voltados ao idoso. Essa disciplina exige não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade para lidar com as particularidades fisiológicas, sociais e emocionais dessa faixa etária. Diante disso, a presença de um monitor pode auxiliar na mediação dos conteúdos, contribuindo para maior compreensão e adesão dos discentes às estratégias propostas em sala de aula. Durante o semestre 2025.1, no Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO), foi desenvolvido um programa de monitoria na disciplina de Nutrição Geriátrica com o objetivo de apoiar os estudantes de graduação em Nutrição no aprofundamento dos conteúdos teóricos e na organização dos estudos. A monitoria atuou como ponte entre alunos e docente responsável, ofertando suporte contínuo por meio de canais de comunicação digital e encontros presenciais e online. Além disso, a experiência proporcionou ao monitor um contato mais próximo com a realidade docente e os desafios da prática pedagógica no ensino superior, conforme discutido por Chaves, Barbosa e Nóbrega-Therrien (2018), que destacam a monitoria como espaço de iniciação à docência.Entretanto, mesmo com os recursos ofertados, como grupo de WhatsApp, drive compartilhado com materiais complementares e sessões de revisão para as avaliações AV1 e AV2, observou-se uma baixa adesão dos alunos às atividades propostas. Esse cenário levanta questões sobre o engajamento discente, além de ressaltar a importância do incentivo à cultura de participação ativa no ensino superior. Estudos como o de Ferreira e Boff (2015) evidenciam que o sucesso da monitoria está atrelado não apenas à organização do monitor, mas também à motivação dos estudantes e ao reconhecimento institucional da monitoria como atividade formativa. Assim, torna-se necessário relatar e refletir sobre a experiência vivida nessa função, não apenas para registro acadêmico, mas também para contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas e com a valorização da monitoria como um espaço de crescimento mútuo entre monitor e monitorados. Objetivo: Relatar a experiência como monitor(a) da disciplina de Nutrição Geriátrica pelo PROMIC, destacando as ações desenvolvidas, os resultados observados e as implicações pedagógicas da monitoria no curso de Nutrição da UNIFAMETRO, no semestre 2025.1. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nas atividades desempenhadas durante o período de fevereiro a junho de 2025, que corresponde ao semestre 2025.1. As ações envolveram a criação de um grupo de WhatsApp para comunicação com os alunos, organização de encontros presenciais e virtuais para revisão de conteúdos, além da criação de um drive compartilhado com materiais didáticos, como livros, artigos científicos, revisões e slides de aula. Foi desenvolvido uma planilha em Excel para auxiliar os monitorandos na avaliação nutricional de idosos. A participação dos alunos foi observada qualitativamente com base na adesão às reuniões e na interação com os materiais Resultados parciais e Discussão: A implementação da monitoria mostrou-se uma estratégia eficiente para organizar e disponibilizar conteúdos de apoio aos alunos. Com isso foi possível aprimorar e agregar os meus conhecimentos em ferramentas como Excel , Power Point e Canva , afim de disponibilizar para os alunos recursos didáticos atrativos. No entanto, observou-se uma baixa adesão às atividades presenciais e online, especialmente nas revisões online para as provas AV1 e AV2. A escassa participação pode ter contribuído para o desempenho insatisfatório de parte da turma, o que sugere uma subutilização da monitoria como recurso pedagógico disponível. Essa realidade se alinha ao que foi discutido por Chaves, Barbosa e Nóbrega-Therrien (2018), que relatam que a efetividade da monitoria depende do engajamento discente e da integração entre os envolvidos. Ademais, estudos como o de Bocchi et al. (2024) demonstram que a monitoria presencial apresenta melhores resultados no desempenho acadêmico em comparação à remota, o que reforça a importância de estimular a presença dos alunos em atividades presenciais. A monitoria também se constitui como uma etapa importante na formação docente dos discentes, permitindo o desenvolvimento de habilidades como liderança, organização e comunicação (Ferreira e Boff, 2015). Considerações finais: A monitoria na disciplina de Nutrição Geriátrica representou uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, tanto para o monitor quanto para os alunos. Apesar da baixa adesão dos discentes, a experiência possibilitou reflexões sobre estratégias de comunicação, organização do tempo e uso de ferramentas digitais para mediação do conhecimento. O relato aponta para a necessidade de incentivar a participação ativa dos estudantes e valorizar a monitoria como parte integrante do processo pedagógico no ensino superior. Com isso irei procurar novas estratégias pedagógicas para atrair e incentivar os alunos a participarem ativamente das monitorias que serão realizadas no próximo período 2025.2.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.